DOENÇA CELÍACA X PERMEABILIDADE INTESTINAL

DOENÇA CELÍACA X PERMEABILIDADE INTESTINAL

A Doença Celíaca é um distúrbio inflamatório do intestino delgado que pode surgir em qualquer idade.

“Os efeitos biológicos do glúten com a exposição repetida em pacientes com DC faz com que as vilosidades – estruturas do intestino delgado tornem-se cronicamente inflamadas e danificadas, incapazes de executar sua função normal: quebrar as moléculas dos alimentos e absorver os nutrientes, vitaminas e sais minerais”. Mas não é só isso, a estrutura do intestino inflamada e danificada acaba por romper uma importante barreira de proteção de nossos intestinos. Este quadro provoca um aumento da PERMEABILIDADE intestinal, facilitando a passagem direta para a corrente sanguínea e linfática de substâncias tóxicas do conteúdo intestinal, alguns parasitas e fragmentos de alimento não bem digeridos, macromoléculas que acarretarão alterações na bioquímica do sangue, favorecendo o aparecimento de situações clinicas que desencadeiam inúmeras desordens metabólicas, baixa imunidade, desordens cognitivas, doenças crônicas e degenerativas. A relação inclui enxaquecas e hemicranias crônicas, alergias, acnes, psoríase e outras doenças da pele, distúrbios da próstata, diverticulite, graves prisões de ventre, prolapsos intestinais, artrites, reumatismos, problemas cardíacos, asma, problemas respiratórios, nódulos das mamas, perda de vitalidade, cansaço, depressão, falta de concentração, agressividade, ataques de pânico, infecção, inflamações, poliartrite, problemas dos cabelos, parasitoses intestinais que produzem o bruxismo (ranger de dentes noturno), alergias, doenças autoimunes, Lúpus,e muitos outros distúrbios.
Essas substâncias não deveriam sair fora do ambiente intestinal, para que isso não ocorra, é importante que a doença seja diagnosticada precocemente e o paciente orientado a seguir uma dieta sem glúten.

Divulguem a Doença Celíaca, orientem parentes que são indivíduos de risco. Divulgar a Doença Celíaca é um dever do estado, prevenir os parentes é dever dos Celíacos. Indivíduos de risco, entre os quais a prevalência da DC é esperada como consideravelmente maior do que a população geral: parentes de primeiro grau (pais e irmãos) de pacientes com DC .

Fonte : Casa da Saude Natural
Texto escrito por: Maria do Carmo Soares Fonseca
Texto editado por: Elisa Soares Fonseca