Fantástico bolo Prestígio!

Fantástico bolo Prestígio!

Bolo SEM GLÚTEN E SEM OVOS

 

Nunca fiz nenhuma receita de bolo sem ovos mesmo por que não confiava, mas devido a um ‘leve esquecimento’ na hora de fazer esse bolo, os ovos foram excluídos da receita rsrs.

E quer saber? FICOU FANTÁSTICO!

 

Ingredientes massa:

Primeiro de tudo, esqueça os ovos!

1 xíc. de açúcar;

1 xíc. de margarina ou creme vegetal;

1 xíc. de leite integral ou substituir com o leite de sua preferência – de arroz, de amêndoas, etc;

1 xíc. de farinha preparada sem glúten (https://www.youtube.com/watch?v=DaAIMvpSt-4);

1 xíc. amido de milho;

1/2 xícara de cacau em pó;

1 col. (sopa) de fermento em pó.

 

Preparo:

Bater a margarina com o açúcar até formar um creme, adicionar o leite, a farinha, o amido de milho, o cacau em pó e bater até ficar homogêneo. Por último o fermento e bater novamente. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada, asse em forno pré aquecido a 180° até fazer o teste do palito (espetar  bolo com palito de dentes e ver se sai sequinho, se ver que sai com um pouco de massa, deixe ele no bolo até terminar de assar).

 

Recheio:

Gostamos de fazer o recheio com coco fresco, então basta comprar ralado na hora ou compre um coco marrom, abra em casa e rale o miolo, dispensando a parte mais escura de dentro. Mas para sua praticidade pode usar também coco ralado sem adição de açucar.

Em um bowl grande, adicione 1 lata de leite condensado no coco ralado e deixe descansar.

 

Cobertura:

2 latas de leite condensado;

10 a 12 colheres de sopa de cacau em pó;

2 col. (sopa) de margarina;

1 medida da lata de leite

 

Derreter a margarina e adicionar o cacau em pó, mexer bem e acrescentar o leite condensado e, por último, o leite.

Em fogo alto, mexer bem até começar a borbulhar, depois abaie o fogo e espere engrossar em ponto de calda cremosa (levante a colher e veja se os pingos demoram a escorrer da colher, como um creme e não líquido).

 

Foto: Elisa Soares Fonseca

Foto: Elisa Soares Fonseca

Para a montagem do bolo é simples. Espere o bolo esfriar para desenformar, corte ao meio horizontalmente e recheie com o coco de leite condensado. Cubra com a outra fatia do bolo e despeje a calda de chocolate por cima, a beleza é que, sendo 2 latas de leite condensado, vai escorrer sozinho para as laterais do bolo então despeje bem no centro do bolo para que faça um efeito totalmente coberto. Não cubri com granulado para dar um aspecto de brilho vitrado, mas confeite com o que mais gostar.

 

Bom apetite!