sonho de padaria

sonho de padaria

3 copos de farinha (mix preparado em casa) o copo tem 200 ml, então 600 ml de farinha.

100 ml de óleo
3 a 4 col de açúcar (mas fica à gosto)
um sache de fermento biológico seco
1 ovo
1 col café de sal
1 xícara e 1/3 de água (medida da xícara 240 ml)
1 col (sopa) de goma xantana

 

sonho-1

FAROFA

Misturar todos os ingredientes só com 1/3 da água e mexer com a colher. Quando ficar seco mexa com a mão até formar farofa, misture bem e acrescente o restante da água.

sonho-2Misturar bem a massa, faça bolinhas enrolando suavemente, pois apertar demais fará a massa ficar uma bola sólida. Deixe descansar por 20 minutos, cubra com pano de prato e deixei em local protegido (fechado) para não pegar golpes de ar ou vento. Quando crescer, deixe pré aquecendo o forno 10 minutos na temperatura máxima. Coloque os sonhos no forno e asse por 10 minutos, não deixe passar disso, eles ficarão brancos mas é para ficar assim. Depois fritar até ficar morenos. Recheie e polvilhe açúcar por cima.
DICA: Cortá-los ainda quentes e deixar aberto para que o vapor saia e não embatume.

(mix de farinha feito em casa: 3 xíc. de farinha de arroz + 1 xic. de fécula de batata e 1/2 xic. de polvilho doce. Misturar tudo e guardar, usar a quantidade desejada)

sonho-3Recheio:

750ml de leite
3/4 do copo (medida de 200ml) de amido de milho
3/4 do copo (medida de 200ml) de açúcar
6 gemas peneiradas
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (café) de essência de baunilha

Coloque em uma panela fora do fogo o leite, o açúcar, as gemas passadas na peneira, o amido de milho dissolvido em um pouco de leite, a margarina e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e mexa até levantar fervura e engrossar o creme. Não pare de mexer senão empelota ou gruda no fundo da panela. Quando ferver, apague o fogo. Deixe esfriar porque quando esfria o creme fica mais consistente. Abra os sonhos e coloque o creme.